domingo, 28 de dezembro de 2008

Edição de imagem no Gimp


Screeshots - Clique na imagem e veja ampliada


Estava pensando comigo qual deveria ser o primeiro assunto do nosso blog, e logo conclui que não poderia deixar de falar no fabuloso editor de imagem de licença GNU o "The GIMP". Antes de mais nada temos que falar da licença GNU:
GNU General Public License (Licença Pública Geral), GNU GPL ou simplesmente GPL, é a designação da licença para software livre idealizada por Richard Stallman no final da década de 1980.
A GPL é a licença com maior utilização por parte de projetos de software livre, em grande parte devido à sua adoção para o Linux.
Em termos gerais, a GPL baseia-se em 4 liberdades:
1. A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0)
2. A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
3. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
4. A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie deles (liberdade nº 3). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

Sendo assim, projetos com essa licença fogem completamente de piratarias pois podem ser utilizados e distribuído sem nenhum problema. Portanto quem quiser baixar CLIQUE AQUI e faça o download do "The GIMP 2.6.3".

Vou falar um pouco sobre o programa:
O projeto foi criado em 1995 por Spencer Kimball e Peter Mattis e hoje é mantido por um grupo de voluntários;
O
GIMP foi criado como uma alternativa livre ao Photoshop, foi um projeto universitário que amadureceu bastante e hoje já é muito usado profissionalmente. Porém o GIMP ainda tem um fatia de mercado muito menor que a do Photoshop.
O nome
GIMP originalmente era sigla de General Image Manipulation Program; em 1997, ele foi mudado para GNU Image Manipulation Program. Ele é integrante oficial do Projeto GNU.

Na minha concepção de usuário vejo o Gimp como uma grande e necessária alternativa aos softwares pagos como o Photoshop, que alem de pesar quase 500 mb instalado sua licença custa cerca de 300 dólares, fazendo um funil e obrigando pessoas que não possuem tais recursos a usarem o pirata vendido em frente do Edifício Central por "dez real" ou baixarem em sites e blogs cujo seus editores e donos não se importem com direitos autorais. Porém com "The Gimp" pesando quase 30 mb instalado(e funcionantes no Windows 98 e em computadores com 64 mb de ram, por exemplo) e custando nada. Esses mesmo que compram seus programas em cd avulso ou "encontram acidentalmente" na internet para baixar com o Crack+Serial+Tutorial+Trojan tem outra alternativa e ela se chama Gimp.

Em outras postagens minhas ensinarei algumas ferramentas básicas e alguns tutorias básicos para aguçar o seu interesse para procurar tutorias mais avançados.



Postado por: Daniel Marins
Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/GNU_General_Public_License
http://pt.wikipedia.org/wiki/GIMP
http://baixaki.ig.com.br/download/The-GIMP.htm


0 COMENTÁRIOS: