terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Cinelerra no Ubuntu - Instalando e configurando para melhor desempenho

No inicio do ano passado fiz um artigo no site http://www.vivaolinux.com.br falando sombre o melhor editor de vídeo para Linux o Cinelerra , que na minha opinião, pode ser comparado com o Adobe Premiere.

Clique na imagem para ver no tamanho real

Portanto introduzirei aqui em nosso blog. Em breve postarei alguns vídeos tutorias e alguns post falando de algumas ferramentas importantes e alguns tutorias simples de minha autoria.
Segue abaixo:

Cinelerra no Ubuntu - Instalando e configurando para melhor desempenho

Nesse artigo vou ensinar como instalar o Cinelerra no Ubuntu, configurá-lo para ter melhor desempenho e deixá-lo em português do Brasil.


Instalando o Cinelerra no Ubuntu
Antes de começar a instalação vamos adicionar e atualizar os repositórios.

Fazendo uma cópia de segurança:

A primeira coisa a se fazer quando for mexer em qualquer arquivo de configuração de sistema é uma cópia de segurança. Caso você faça alguma besteira, basta que você recupere essa cópia e tudo voltará ao normal. Para fazer a cópia de segurança, use os comandos como usuário root (digitando "su" no Debian ou "sudo su" no Kurumin ou Ubuntu):



Adicionando repositório:

Para adicionar o repositório você precisa editar o arquivo sources.list, que se encontra em /etc/apt/sources.list.

Para editar você devera estar logado como root:



OBS: Onde o campo gedit pode ser modificado de acordo com o editor de texto que você for usar. Alguns exemplos são: gedit, kedit, nano, vi.

Adicione o repositório de acordo com a sua versão do Ubuntu:

* Dapper(6.06):




Escolha o repositório de acordo com a arquitetura do computador (tipo de processador):

i686:



athlonxp:



pentium4:



* EDGY (6.10):

Adicione as linhas correspondentes na sua lista de repositórios:

# com suporte a opengl
deb http://giss.tv/~vale/ubuntu32 ./
deb-src http://giss.tv/~vale/ubuntu32 ./

# amd64 sem opengl
deb http://giss.tv/~vale/ubuntu64 ./
deb-src http://giss.tv/~vale/ubuntu64 ./

* Feisty (7.04):

i686:



athlonxp:



pentium4:



* Gutsy (7.10):

i386:



ou



athlon64:




ou



Após adicionar o repositório adequado com sua versão do Ubuntu e arquitetura, salve o arquivo depois de editá-lo.

Instalando o Cinelerra
Como usuário root execute os seguintes comandos:


(atualiza seus repositórios)



(instala o cinelerra)

Melhor performance do Cinelerra e deixando em português

Antes de rodar o Cinelerra, digite o seguinte comando como root num terminal (necessário apenas na primeira vez que executar):




Caso não queira ter mais esse problema.

Cinelerra precisa de um pouco de memória extra para correr no Kernel. Para adicionar esta memória extra você precisa editar um arquivo.

Abra o terminal e entre com o comando:




Adicione o texto na última linha:



Reinicie seu computador para as alterações terem efeito.

Agora é só abrir o Cinelerra.

Travando quando arquivos estão sendo carregados
O maior motivo de travamentos quando se carrega arquivos é porque o codec não é suportado. Um outro motivo é que o Cinelerra está construindo ícones ("picons") para a Janela de Recursos. Se você carregar um número alto de imagens, será necessário descomprimir cada única imagem para construir um ícone ("picon"). Vá para configurações->preferências->interface e desabilite Usar miniaturas na janela de recursos para pular este processo.

Liberando mais memória compartilhada
O kernel do GNU/Linux permite apenas que 32MB de memória compartilhada sejam alocados por padrão. Este número precisa ser aumentado para que se possa fazer qualquer coisa útil. Quando iniciado, o Cinelerra pode lembrá-lo disso exibindo a seguinte mensagem de erro:

"echo "0x7fffffff" > /proc/sys/kernel/shmmax"

Para uma mudança permanente, adicione ao arquivo /etc/sysctl.conf a seguinte linha:



Ou, se você preferir:



Da primeira vez, para evitar ter de reiniciar seu computador, usa o seguinte (comando como root):



Desabilitando o cron
O GNU/Linux roda algumas operações diárias como comprimir páginas de manual. Estas tarefas podem ser aceitas como tarefas de fundo conforme se compila ou se faz um processamento de texto, mas não durante a reprodução de um vídeo. Desabilite essas operações editando o `/etc/rc.d/init.d/anacron'.

Ponha exit antes da primeira linha que não começar com um #.

Em `/etc/rc.d/init.d/crond', ponha exit antes da primeira linha não começando com #. Então, reinicie o sistema.

Você não pode usar o comando at mais, mas quem usa este comando afinal?

Colocando o Cinelerra em português-BR


Adicione a seguinte linha:



Salve e feche o arquivo. Agora, para terminar:


ou


ou


Requisitos de hardware
O Cinelerra não é um programa leve. A demanda de leitura, decodificação e reprodução de vídeo pode sobrecarregar completamente seu sistema. A performance e, conseqüentemente, a usabilidade do Cinelerra está diretamente relacionada à velocidade, I/O - portas de entrada e saída, vídeo e à memória do seu hardware e ao tipo de stress a que você pretende submeter o sistema.

Para os/as usuários/as que trabalham apenas com áudio ou com formatos leves de vídeo, um computador menos potente pode ser suficiente. No entanto, para alguém que deseja trabalhar com arquivos no formato DV, várias faixas de áudio e um bom conjunto de efeitos e transições é necessário uma melhor configuração de hardware.

Como regra geral, é sugerido rodar o Cinelerra em sistemas com, no mínimo, as seguintes especificações:
Velocidade da CPU
No mínimo, um processador de 500MHz, menos que isso será inutilizável. Processadores dual-core e SMP aumentam consideravelmente a velocidade do Cinelerra.
Memória
Ao se trabalhar com vídeo, é aconselhável ter uma grande quantidade de memória disponível para evitar que se utilize a partição swap e para manter os recursos prontamente acessíveis. Para ter uma idéia do que o Cinelerra é capaz de fazer, você precisa ter no mínimo 256 Megabytes de memória. Para utilizar o Cinelerra em projetos maiores, será necessário dispor de mais memória (> 1 Gb).
Disco rígido
Os requisitos de disco rígido são baseados nas suas necessidades particulares de edição de vídeo. Se você espera produzir vídeos longos em formatos pesados (DV utiliza cerca de 3.5 Mb por segundo, ou 12 Gb por hora), é necessário ter um HD grande (>200 Gb) e rápido. Para projetos menores, é possível fazer até com 1Gb de espaço livre. Edição de vídeo sobrecarrega bastante as portas de entrada e saída (I/O). Para melhores resultados, utilize um disco rígido rápido e configure-o apropriadamente.
Placa de vídeo
Desde a versão 2.1, o Cinelerra pode utilizar os benefícios da aceleração de hardware OpenGL. Tenha certeza que sua placa de vídeo suporta OpenGL2.0 para aproveitar esse recurso. Placas Nvidia series 7 (como a 7600GS) são conhecidas por ter um bom desempenho. Se você estiver interessado em enviar a saída de vídeo diretamente para uma TV ou um gravador de vídeo, verifique se a placa de vídeo traz essa possibilidade.
Múltiplos monitores
Você pode usar os recursos do XFree86 Xinerama para trabalhar com vários monitores de vídeo. Utilizando dois ou mais monitores, facilita bastante a visualização da linha do tempo e dos vídeos.
Saída para TV
Caso sua placa de vídeo tenha a opção de TV-Out (envio de sinal para TV), pode ser útil para visualizar como seu vídeo ficará numa tela de TV.
Captura de vídeo
Se você tiver uma câmera de vídeo analógica, ou quiser capturar o vídeo de um videocassete, será necessário utilizar um dispositivo de captura de vídeo. Esses dispositivos são suportados pelo Cinelerra através do driver Video4Linux.
Firewire
Firewire é a forma mais rápida de transferir vídeo para seu computador. A menos que você transfira material de vídeo para seu computador através de CDs, DVDs ou qualquer outro formato pré-capturado (ou ainda por meio de uma placa de captura analógica), será necessário uma placa firewire no seu computador.
Câmeras digitais
Há uma grande variedade de câmeras digitais que podem ser usadas com o Cinelerra. Praticamente toda câmera que puder ser conectada à porta firewire irá funcionar. O importante é ajustar os parâmetros apropriados no sistema de captura de vídeo para que estes coincidam com os parâmetros da câmera.




Postado por: Daniel Marins
Bibliografia:

http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=Tutorial+video+no+ubuntu&bl
http://cv.cinelerra.org/.../cinelerra_cv_manual_pt_BR_2.html#SEC9
http://cvs.cinelerra.org/.../cinelerra_cv_manual_pt_BR_22.html (nesse ultimo tem uma parte do manual nomeada "Resolvendo problemas" q pode ajudar a melhorar mais o cinelerra)


0 COMENTÁRIOS: